A Prefeitura de Monte Alegre do Sul informa que iniciará nesta terça-feira, 09/04, o controle de mosquito da dengue através da Termonebulização com larvicida conjuntamente com a dedetização e desratização de bocas de lobo e galerias de rede de esgoto para o controle de pragas como baratas e ratos.
O Programa de controle da dengue tem diversas linhas de atuação para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como chicungunya e zika.
Um dos trabalhos do programa é o uso do termonebulizador, um método ideal para grandes áreas já que se difunde no ambiente de forma rápida. O equipamento tem sido eficaz no controle do mosquito em momentos críticos.
Segundo a empresa responsável o produto não é prejudicial às plantas, aos animais ou seres humanos, pois é próprio para o mosquito. Além de levar as gotículas do veneno, faz o mosquito movimentar, indo de encontro produto. Por este motivo, o uso deste equipamento tem sido fundamental para redução das notificações.
Da mesma forma a Dedetização e desratização tem como finalidade eliminar os focos onde determinados insetos e ratos transmissores de doenças.
A Prefeitura recomenda que a população evite exposição prolongada à fumaça gerada durante a aplicação do produto, pois, embora seja segura, pode provocar algum tipo de reação alérgica a pessoas sensíveis ao produto.
Vamos continuar fazendo a nossa parte no combate à dengue. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano. Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar das plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água e se transformam em criadouros do mosquito da dengue.