Monte Alegre do Sul irá ampliar a vacinação contra a COVID-19, após o Ministério da Saúde divulgar na data de hoje 16/11/2021, em entrevista coletiva autorizando pessoas acima de 18 anos com igual ou superior a 5 meses da 2° dose (esquema vacinal completo), receber a dose de reforço.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, quem recebeu a vacina da JANSSEN, deverá tomar a segunda dose, da mesma vacina após 60 da primeira dose. Estados e municípios aguardam a distribuição das doses para a vacinação. Após a segunda dose, o cidadão deverá aguardar 5 meses para tomar a dose de reforço, completando o esquema vacinal heterologo (receber imunizante de plataforma diferente).
A vacinação continua nesta quinta-feira (18/11), na rodoviária, localizada ao lado do Paço Municipal, em dois períodos. Manhã das 8h30 às 10h30 e a tarde das 13h30 às 15h.
Pessoas com alto grau de imunossupressão também deve se vacinar com a dose de reforço: pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto para vacinação.
Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:
I - Imunodeficiência primária grave
II - Quimioterapia para câncer
III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3
V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune *.
VII - Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
VIII - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
* Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas:Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-
mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
Ademais, o Comitê científico de Saúde do Estado de São Paulo recomenda a aplicação de doses adicionais na população paulista, podendo-se utilizar o imunizante disponível, independentemente da plataforma vacinal utilizada no primeiro ciclo. Nesta perspectiva, informamos que a dose adicional deverá ser realizada com o imunobiológico disponível, distribuído pela Secretaria de Estado da Saúde aos municípios, visando a efetivação da referida estratégia vacinal, para que não ocorra prejuízos ao planejamento quanto a garantia de esquema vacinal completo à população paulista.