A cidade de Monte Alegre do Sul está concorrendo ao Top Destinos Turísticos 2021, que é o maior reconhecimento às cidades que investem e acreditam no turismo como um potencial gerador de riqueza e autoestima da população. Monte Alegre está concorrendo em duas categorias: Turismo Gastronômico e Turismo Religioso. Em 2021 a premiação elegerá, em até 16 categorias, os melhores destinos do Estado de São Paulo. A votação popular por categoria vai até 15 de outubro de 2021. Depois disso ocorre a votação da equie de comissão técnica.
Para votar, o cidadão deve acessar o site: https://votetop.com.br/cidade/monte-alegre-do-sul
ou CLIQUE AQUI
Santuário do Senhor Bom Jesus
Único Santuário da Região
Santuário: Erguida como capela no ano de 1873, onde hoje se localiza o coreto da Praça, foi demolida e erguida novamente em 1882, como igreja, no local que se situa hoje, com a ajuda de moradores e devotos.
Essa construção de arquitetura clássica, que reúne elementos da Renascença e do Barroco, foi projeto de Henrique Mondelli de 1909 e Inaugurado em 6 de agosto de 1919, pelo então Bispo Dom Nery, de Campinas, foi inspirada na igreja italiana de IL Gesú de Roma é o único santuário do Circuito da Águas Paulista. Seu altar mor, de beleza exuberante, tem como destaques a sua beleza arquitetônica, é todo entalhado em madeira e os outros altares em mármore esculpido; seu interior é todo ornamentado por belíssimas pinturas do renomado artista italiano Domenico Rocco. O Santuário, restaurado em 1997, recebe diversas romarias, e prepara-se para a tradicional Festa do Padroeiro, durante o mês de agosto.
Praça Bom Jesus, 10 – centro
Mirantes
Mirante do Cruzeiro
Endereço: Centro
Horário para visitação: 8 horas às 18 horas
Telefone: 38991230
E-mail: santuariobomjesus@uol.com.br
Formado por 14 estações que simbolizam a Via Crucis percorrida por Cristo até o Calvário, localizado atrás do Santuário Bom Jesus, esta via de peregrinação é muito procurada em datas religiosas por devotos que visitam o Santuário. Caminho sinuoso representando o calvário de cristo é acessível somente para caminhantes.
Durante a subida passa-se pelas estações da Via Sacra, que estão representadas em pinturas sobre azulejos. A pintura em azul esteve a cargo do ateliê de Luiz Sarasá. Quem visita os altos do morro do Cruzeiro pode ver também, lá no alto, o monumento comemorativo ao centenário da Independência do Brasil, erguido em 1922.
Mirante do Cristo
Endereço: Centro
Horário para visitação: 10 horas às 18 horas
Acessível por carros, motos, bikes e pedestres é uma boa opção para todos.
São 600 metros de subida íngreme mas que vale a pena ser percorrida. Lá no alto, no platô, uma imagem do Cristo Redentor instalada em 1942 está orientada com frente para o Norte. Próxima a ela, uma Rosa dos Ventos auxilia o visitante a identificar, na vista panorâmica, os vales e os caminhos que serpenteiam entre as montanhas.
Jardim da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
No dia 5 de Agosto de 1989, Dom Gilberto Pereira Lopes inaugurou a gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Belo local para reflexão, contemplação e meditação pelo jardim da gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Presépio Permanente
A construção do presépio permanente na gruta foi realizada em 1989, através de um trabalho em mutirão com membros das comunidades.
Monumento a São Francisco de Assis
O monumento a São Francisco de Assis foi concluído em 1994 com a construção de um pequeno jardim em forma de cálice e patena, salientando um suporte da Bíblia composto de pedras, contendo uma placa alusiva ao centenário da Fundação da Paróquia.
Porta Santa da Misericórdia
No dia 30 de dezembro de 2015, grande número de fieis se reuniu no Santuário para a Celebração Eucarística que abriu a Porta Santa da Misericórdia. Porta onde qualquer pessoa que queria experimentar o amor de Deus e suplicar o seu perdão poderá entrar. Deus está sempre de mão estendida.
A ROTA DA CACHAÇA
Trata-se de um passeio para conhecer alguns dos alambiques artesanais ativos na cidade.
A região de Monte Alegre do Sul produz cachaça desde 1905, quando os italianos trouxeram seus conhecimentos neste segmento. O método para destilar a bebida é o mesmo de antigamente, em alambiques de cobre e com fermento natural.
Quem visita Monte Alegre do Sul pode conhecer os alambiques, experimentar a bebida e comprar direto do fabricante, ouvindo as dicas e histórias de cada um.
O FECHA CORPO
Desde 1948, a pinga com ervas garante saúde e protege contra o mau-olhado. Tradição cresceu e se espalhou pelos alambiques da cidade.
É Sexta-feira Santa. O dia ainda nem amanheceu em Monte Alegre do Sul, cidade do Circuito das Águas Paulista a 140km de São Paulo. Bem cedinho, a partir das 6h da manhã, a Praça Bom Jesus fica tomada. É hora de seguir a tradição septuagenária de “fechar o corpo”, tomando, em jejum, a famosa mistura de pinga com guiné ou arruda acompanhada por um pãozinho com aliche.
A tradição começou em 1948, quando o monte-alegrense “Seu Zezé Valente” estava doente e tomou a receita que aprendera com a escrava Nhá Sabá: um remédio para "fechar o corpo" contra mau olhado, inveja e doenças.
Quando a saúde melhorou, estava claro que a simpatia havia funcionado.
Durante a quaresma, período de reflexão para a igreja católica, a guiné e arruda, usadas nas religiões africanas para proteger das energias negativas caem muito bem. Tradições se misturam respeitosamente, criando uma religiosidade única.
O Fecha Corpo na Capital da Cachaça
O Fecha Corpo é para proteção, mas também valoriza e apresenta a qualidade da cachaça monte-alegrense
Degustação de Cachaça
Degustação de Cachaça e Restaurante
0 – Família Zezé Valente ( Rua Capitão José Inacio 242 - Centro )
1– Bar da Fonte ( Rua Joaquim de Oliveira, 88 – Centro )
2 – Adega do Italiano ( Fazenda Santa Isabel – Bairro dos Fabricio )
3 – Chachaça Chora Menina ( Bairro dos Fabricio )
4 – Cachaça Dirceu Daólio ( Bairro dos Alves )
5 – Adega Peterlini ( Sitio Morro Alto – Bairro dos Alves )
6 – Cachaça Neno Campanari ( Bairro da Barra )
7 – Pesqueiro do Orlando-( Estrada Municipal dos Lima – Bairro da Barra )
8 – Alambique Tarcisio Ferreira
9 – Fazenda Salmo XXIII ( Braizinho )
10 – Rancho Adega ( Est. Vicinal Nassif Tauffic – Bairro Lambedor )
11 – Nono Rouxinolli ( Est. Vicinal Nassif Taufiic )
12- Adega do Ticão ( Distrito das Mostardas )
13 - Brisa da Serra ( Est. Vicinal Nassif Taufic - Mostardas )
Vote você também e ajude a fortalecer cada vez mais o turismo em nossa região.