Em paralelo à vacinação contra a COVID-19, a partir da próxima segunda, dia 12, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
A prioridade neste momento será dada às crianças de seis meses até cinco anos de idade, gestantes e puérperas.
Os profissionais da saúde que também fazem parte deste grupo prioritário serão vacinados conforme recebimento de novas doses, dando preferência àqueles que ainda não foram imunizados contra a COVID-19.
As aplicações serão mediante agendamento, nas três Unidades Básicas de Saúde do município: Central, Limas e Mostardas.
A partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e professores. Já a última etapa da campanha, a ser realizada entre 9 de junho a 9 de julho, contemplará pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes.
Um dos objetivos da imunização é impedir que o sistema de saúde seja ainda mais sobrecarregado com a doença. O vírus influenza também pode ser letal ao afetar o sistema respiratório, principalmente com a chegada do outono, quando há queda de temperatura e os casos tendem a aumentar.
O Ministério da Saúde informou que pessoas curadas da COVID-19 podem se imunizar contra o vírus da influenza. Apenas os que estiveram infectados ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus devem aguardar a recuperação, com pelo menos quatro semanas de distância do início dos sintomas antes de procurar pela vacina contra o vírus da gripe, que é de dose única.