O municipio estendeu, até 31 de outubro, a campanha de vacinação contra o sarampo. O protocolo segue as orientações do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo aumentar a cobertura vacinal em adultos na faixa etária de 30 a 49 anos, que ficou abaixo de 7%.
A vacina contra o sarampo é a tríplice viral que também protege contra caxumba e rubéola. Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país, aumentou a circulação do vírus e apenas 5,8% do público-alvo foi vacinado. As pessoas de 30 a 49 anos que já tomaram as duas doses, deverão receber um reforço da vacina.
O Programa Estadual de Imunizações (PNI) prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses (dose 1) e também aos 15 meses (dose 2) para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Além disso, há a “dose zero” para os bebês com seis meses ou mais.
Crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 60 anos, é preciso ter uma dose. Pessoas com idade superior não têm recomendação para imunização.
O sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral e altamente contagiosa. A única maneira de se proteger é a vacina. A transmissão acontece por via aérea, tosse, espirro, fala e até mesmo respirar próximo ao infectado. O tempo de difusão da doença ocorre entre 4 dias antes ou após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.
Onde se vacinar
Procure um dos Postos de Saúde do Município- Centro, Limas ou Distrito das Mostardas mais próximo de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Não se esqueça de levar a Carteira de Vacinação.