A Prefeitura de Monte Alegre do Sul, através de seu departamento de Saúde realizará, de 1º a 31 de agosto, a segunda fase de vacinação contra o sarampo. N
A estratégia é intensificar a vacinação e interromper a circulação do vírus do sarampo, uma doença grave que está retornando em algumas regiões. No momento, o país registra cinco óbitos por sarampo, sendo três no Pará, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo. Os dados correspondem à Semana Epidemiológica (SE) de 1 a 25 de junho de 2020.
A vacina contra o sarampo é a tríplice viral que também protege contra caxumba e rubéola.
Entenda o esquema vacinal
Crianças entre seis meses a 11 meses de idade devem receber a dose zero da vacina
Crianças com 12 meses (1 ano de idade) devem tomar uma nova dose.
Crianças a partir de 12 meses até adultos com até 29 anos de idade devem ter recebido duas doses da vacina.
A partir de 30 anos até 49 anos, o esquema vacinal deve estar atualizado.
O Ministério da Saúde alerta a população sobre a importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 no país.
O que é o sarampo?
É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do Sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
Quais os sintomas?
Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, manchas avermelhadas na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal).
Como se transmite?
Ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, a elevada contagiosidade da doença.
Como se prevenir?
A vacinação é a única maneira de prevenir a doença.
Procure o Posto de Saúde mais próximo de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não esqueça a Carteira de Vacinação.