O Município de Monte Alegre do Sul tem uma grande extensão territorial, maior que cidades do Circuito das Águas, como Águas de Lindoia e Holambra. Para interligar os diversos bairros do município, é necessária uma extensa malha viária, que já está sendo atendida com grandes projetos de pavimentação, recapeamento e operações tapa buracos.
Mas, além de manter ruas e estradas em bom estado de conservação, o município precisa oferecer estrutura para a maioria da população que depende de transporte coletivo . Para minimizar o problema, o executivo encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a concessão desse serviço no município de Monte Alegre do Sul. O projeto foi aprovado e a lei nº 1898 foi sancionada e promulgada pelo executivo municipal no último dia 28 de maio. A exploração do serviço público será outorgada após a conclusão do processo licitatório que se encontra em andamento.
Outra necessidade da população agora também foi atendida. Treze novos pontos de ônibus estão sendo instalados em diversos bairros de Monte Alegre do Sul para garantir mais conforto aos usuários , inclusive estudantes que precisam se deslocar a outros bairros e municípios.
O projeto foi viabilizado por convênio junto ao Departamento de Apoio às Estâncias Turísticas, o DADETUR