Na última sexta-feira, o Estado de São Paulo anunciou que a região de Campinas, da qual o Circuito das Águas Paulista faz parte, seria reclassificada para a fase vermelha do Plano de Reabertura. Entretanto, uma vez que os municípios do Circuito têm registrado crescimento do número de casos recuperados e diminuição das internações, os representantes dessas cidades se mobilizaram, a fim de solicitar que o Governo do Estado reconsidere a divisão regional, atribuindo uma classificação específica para o Circuito das Águas.
Sendo assim, o Circuito das Águas Paulista realizou, nesta segunda-feira, uma reunião de prefeitos no município de Monte Alegre do Sul.
A reunião foi realizada em espaço adequado e higienizado, com número limitado de pessoas, e mantendo o distanciamento entre os participantes. Foi feita a aferição da temperatura de todos os presentes, que permaneceram com máscaras de proteção.
Em pauta, foram discutidos assuntos como a queda de receita dos municípios durante a pandemia, a situação dos hospitais e leitos da região e possíveis ações em conjunto, uma vez que os municípios têm seguido as determinações do Plano São Paulo desde que foi estabelecido. Contudo, a regressão de fase se faz em um momento que a região apresenta melhora no quadro de transmissão da Covid-19.
Ficou, então, definido que os municípios da região pedirão ao Governo Estadual que seja considerada a avaliação epidemiológica do Circuito das Águas como uma região independente. O objetivo é continuar seguindo o Plano de Retomada de São Paulo, mas que seja avaliado considerando a nossa microrregião.
Na tarde de hoje (07/07), será feita uma reunião dos prefeitos com o Governo do Estado para apresentar os levantamentos e discutir a possibilidade de os municípios do Circuito das Águas Paulista retornarem à fase laranja.