Desde que foi inaugurado, o Posto de Atendimento do INSS de Monte Alegre do Sul já realizou diversos atendimentos à população. A unidade é mais uma conquista do Município por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o INSS. Com isso, hoje os monte-alegrenses não precisam mais se deslocar até outra cidade para resolver várias questões previdenciárias.
Na unidade de Monte Alegre do Sul, são oferecidos diversos serviços, como:
Aposentadoria por idade, rural e urbana, aposentadoria por tempo de contribuição, pensão por morte previdenciária, auxílio reclusão, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente físico, salário maternidade, certidão de tempo de contribuição, cópia de processo, extratos previdenciários e revisão de benefícios e recursos à JRPS.
Nesse tempo todo de funcionamento, o serviço mais solicitado foi o de simulação de aposentadoria. As atendentes do setor afirmam que, "embora seja possível fazer o cadastro e simulação de aposentadoria via internet, as pessoas ainda procuram bastante o posto para a realização desse serviço, uma vez que se sentem mais seguras quando auxiliadas pelo atendimento profissional”. Os pedidos de entrada para a aposentadoria e informações sobre agendamento de perícia médica também estão na lista dos serviços mais solicitados.
Os números totais de alguns serviços são:
- aposentadoria por idade, rural e urbana – 112 atendimentos;
- pensão por morte previdenciária – 23 atendimentos;
- salário maternidade – 11 atendimentos;
- auxílio reclusão – 4 atendimentos;
- benefício de prestação continuada (B.P.C.) – 22 atendimentos
A unidade de atendimento do INSS fica no Paço Municipal (Av. João Girardelli, 500) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone (19) 3899 9146 ou pelo e-mail inss@montealegredosul.sp.gov.br.