Português English Espanol

PREVINA-SE DO CÂNCER DE BOCA

A Prefeitura de Monte Alegre do Sul através do Departamento de Saúde Municipal está realizando um trabalho de Prevenção do “Câncer da Boca”. No dia 08 de maio de 2010 foram examinadas 179 pessoas com mais de 60 anos de idade na “CAMPANHA DO CÂNCER BUCAL”. No Posto Central foram atendidas: 62 pessoas; No PSF Itálo Daólio no Bairro Dos Limas foram atendidas: 28 pessoas; Na Unidade de Saúde da Família São Francisco de Assis do Distrito Das Mostardas: 89 pessoas. PREVINA-SE DO CÂNCER BUCAL CÂNCER DE BOCA Protegendo-se da exposição solar exagerada. Principalmente se for de pele clara e estiver sem proteção. Evitando o fumo (cigarro, cachimbo, charuto, dentre os outros), pois é um dos fatores de risco do câncer de boca. O hábito de mascar fumo também deve ser evitado. Cuidar dos dentes cariados e gengivas que sangram, assim como de próteses mal adaptadas. Mantendo bons hábitos de higiene bucal para maior proteção contra os agentes cancerígenos externos como o fumo e o álcool. Mantendo bons hábitos alimentares. Consumindo mais frutas cítricas, como a laranja e o limão,verduras, legumes como a cenoura, o tomate e o brócolis. Fazendo o auto-exame da boca regularmente 1(uma) vez por mês. ATENÇÃO: A combinação de cigarro e álcool aumenta em 150 vezes as chances de se ter algum tipo de câncer de boca. O cigarro possui aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas e 60 cancerígenas. O álcool também possui substâncias tóxicas e cancerígenas e ainda facilita a entrada de agentes cancerígenos externos ao organismo, como por exemplo, as toxinas do cigarro. Por isso, a combinação álcool/cigarro é SUPER PERIGOSA. O álcool provoca também a perda de apetite e causa deficiências nutricionais que diminuem a defesa do organismo e aumentam as chances de se desenvolver qualquer tipo de doença inclusive o câncer. TIRE SUAS DÚVIDAS O que é o auto-exame da boca? É um exame que a própria pessoa pode fazer da boca, com técnica simples, precisando apenas de um local bem iluminado e um espelho. Porque fazer o auto-exame da boca regularmente? Para que se possa manter a boca sadia, livre de qualquer problema; Para que se possa detectar qualquer alteração do normal em estágio inicial, que é o melhor momento para o tratamento e cura; Para se prevenir do câncer da boca, um mal que atinge parte da população de nosso Estado, e que coloca nosso país em quarto lugar em incidência no mundo. Quem deve fazer o auto-exame da boca? Todos devem fazer o auto-exame, que é simplesmente e rápido, podendo ser feito na hora da escovação. Porém, em adultos acima de 40 (quarenta) anos, que trabalham expostos ao sol, fumantes e pessoas que ingerem bebidas alcoólicas, este exame se faz obrigatório. O câncer de boca tem cura? Hoje em dia, muitos tipos de câncer têm cura, desde que tratados no início. O câncer de boca é dos mais fáceis de ser curado, pois esta em local de fácil acesso. O tratamento tardio, diminui as chances de cura e trazem alterações na face, para engolir e no rosto da pessoa. Quem devemos procurar na presença de alguma suspeita? Devemos procurar o posto de saúde mais próximo da nossa residência e consultar um Médico ou Dentista.