Foram empossadas na sexta--feira (18) as diretorias do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo e do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais de Monte Alegre do Sul para o biênio 2019-2020, através de eleição realizada em 08/01/18. A cerimônia ocorreu na Sociedade Recreativa 1º de Outubro e contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo Municipal e participação da população.
COMTUR - nova estrutura garante maior participação da sociedade civil
Em 2018, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul elaborou um projeto de lei de reestruturação do COMTUR . Aprovado pela Câmara e instituído pela lei municipal nº 1851 , de 03 de dezembro de 2018 passou a contar com 70% de representantes da sociedade civil , o que garante maior participação da população nas políticas públicas e projetos de desenvolvimento do turismo local, principal atividade econômica do Município.
Com a cerimônia de posse, a nova diretoria do COMTUR ficou com a seguinte composição: César Catapano (Presidente); Marta Sochan (Vice-presidente); Flávio de Oliveira Felizadde (1º Secretário ); Marcia Regina Poli Bichara (2º Secretária); Francione Gonçalves de Menezes (1º Tesoureira ); Robson Rodrigo Domingos de Faria (2ºTesoureiro)
O novo presidente do COMTUR , César Catapano , destacou a importância da parceria de todos os segmentos para alavancar o turismo na cidade e enfatizou que, entre as principais ações da nova diretoria está a criação de uma identidade turística para a cidade e ampla divulgação das atrações turísticas da cidade na mídia local, regional e de todo o Brasil.
Conselho de Proteção dos Animais reforça políticas públicas sobre o tema no Município
Com o objetivo de garantir a proteção e direitos dos animais, foi criado o Conselho de Proteção e Defesa dos Animais de Monte Alegre do Sul . Estabelecido pela Lei Municipal nº 1849, de 26/10/18 será responsável por auxiliar na elaboração de políticas públicas de defesa e proteção dos animais por meio de informações e conscientização da população.
O conselho é composto por representantes de órgãos públicos municipais , veterinário e representantes da sociedade civil ( participantes da causa animal) . A diretoria ficou com a seguinte composição : Sinara Ferraz de Oliveira Conessa(Presidente);Amanda de Britto Domeniconi (Vice –Presidente); Andréia Fernandes de Souza(Secretária) e Priscila Pedrosa Nalsini (Veterinária).
Durante a cerimônia de posse, a presidente Sinara Ferraz de Oliveira Conessa elogiou a iniciativa e falou sobre a importância da criação desse Conselho no Município , lembrando que a causa animal mobiliza cada vez mais as pessoas e, “com o apoio do poder público , a tendência é que a proteção dos animais seja efetiva”, considerou a presidente do Conselho.