O escorpião é um animal que tem um ferrão na ponta da cauda e cujo veneno pode causar acidentes graves, principalmente em crianças e idosos.
Os escorpiões não gostam de claridade. Durante o dia, procuram lugares escuros e úmidos para se protegerem.
Os escorpiões vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo, vivem sob as cascas das arvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos.
Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos (buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira).
Os escorpiões se alimentam de aranhas e insetos (baratas, grilos, cupins entre outros). Para caçá-los, eles se utilizam das grandes pinças e do veneno que trazem na ponta da cauda.
Mantenha sua moradia sempre limpa, livre de lixo acumulado e entulho. Tape os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés. Verifique também o telhado.
Sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Verifique colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede.
Sapos e galinhas são inimigos naturais dos escorpiões. Esses animais comem os escorpiões e contribuem para a prevenção de acidentes.
Leve o acidentado imediatamente ao hospital mais próximo para tomar o soro apropriado. Se possível, leve o escorpião para identificação, iss facilitará na hora do atendimento.