Em apenas dois meses de funcionamento, o Posto de Atendimento do INSS de Monte Alegre do Sul já realizou um total de 137 à população. A unidade é mais uma conquista do Município por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o INSS. Com isso, hoje os monte-alegrenses não precisam mais se deslocar até outra cidade para resolver várias questões previdenciárias.
Na unidade de Monte Alegre do Sul, são oferecidos diversos serviços, como:
- aposentadoria por idade, rural e urbana;
- aposentadoria por tempo de contribuição;
- pensão por morte previdenciária;
- auxílio reclusão;
- amparo assistencial ao idoso e ao deficiente físico;
- salário maternidade;
- certidão de tempo de contribuição;
- cópia de processo;
- extratos previdenciários;
- revisão de benefícios e recursos à JRPS.
Nesses dois meses de atendimento, o serviço mais solicitado foi o de cadastro do CNIS e simulação de aposentadoria. As atendentes do setor afirmam que, "embora seja possível fazer o cadastro e simulação de aposentadoria via internet, as pessoas ainda procuram bastante o posto para a realização desse serviço, uma vez que se sentem mais seguras quando auxiliadas pelo atendimento profissional”. Os pedidos de entrada para a aposentadoria e informações sobre agendamento de perícia médica também estão na lista dos serviços mais solicitados.
A unidade de atendimento do INSS fica no Paço Municipal (Av. João Girardelli, 500) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone (19) 3899 9146 ou pelo e-mail inss@montealegredosul.sp.gov.br.