Em Monte Alegre do Sul, são agendados cerca de 500 atendimentos por mês para consultas e exames nos centros de especialidades que atendem a população do Município, no caso o AME, em Amparo, e o CONISCA, em Lindóia. Contudo, o número de faltas tem sido elevado (mais de 50 por mês). Além de faltar, muitos pacientes não avisam com antecedência, o que impossibilita o preenchimento da vaga por outro paciente que aguarda na fila de espera.
Não comparecer aos agendamentos, no caso do AME, provoca a diminuição da cotas de atendimentos destinados ao município, prejudicando a marcação de novas consultas. No caso do CONISCA, mesmo em caso de falta do paciente, a Prefeitura tem que pagar pelas consultas.
O Departamento de Saúde comenta que a maioria das faltas dos pacientes acontece sem aviso. Caso não seja possível comparecer ao local no horário marcado, o departamento pede que a unidade de saúde seja avisada com, no mínimo, cinco dias de antecedência para que seja possível fazer o agendamento para outro paciente