O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Um estudo divulgado pelo INCA- Instituto Nacional do Câncer-José Alencar Gomes da Silva na terça-feira, 02/10, estima que em 2018 e 2019 surjam 59.700 novos casos da doença no Brasil. A boa notícia é que se descoberto em sua fase inicial as chances de cura aumentam em 95% .
Para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, foi criado o Outubro Rosa , um movimento que surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e foi ganhando o mundo e até hoje atua como uma forma de conscientização sobre a luta contra a doença.
Sinais e sintomas da doença
A dor mamária é o sintoma mais frequentemente referido pelas mulheres. Além disso, podem ser observados nódulos mamários, secreções nos mamilos ou alterações cutâneas.
Prevenção
Não existem medidas específicas para a prevenção primária do câncer de mama, porém hábitos saudáveis de vida como evitar o fumo , alimentação balanceada e exercícios físicos contribuem para evitar a doença.
Diagnóstico
Para diagnóstico precoce do câncer de mama são recomendados o autoexame , a mamografia e o exame clínico . Além desses, podem ser realizadas a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas em situações especiais.
O diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença.
Em casos de dúvidas ou suspeita da doença, procure as Unidades de Saúde do Município
.