Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministério da Saúde determinou a prorrogação da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite até o dia 14 de setembro. Esta medida foi tomada porque, apesar de ampla vacinação do público alvo, a meta de imunização de crianças de 1 a 5 anos de todo o Brasil, que é de 95%, ainda não foi atingida. Em Monte Alegre do Sul, faltam poucas crianças a serem imunizadas portanto, a vacina continuará sendo aplicada das 9h às 16h, nas três unidades de saúde.
É importante lembrar que as vacinas são seguras e são a única forma de prevenção contra o sarampo e a pólio.
Crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).
Crianças de cinco anos a nove anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias entre as doses.
Adolescentes e adultos até 49 anos: de 10 a 29 anos não vacinadas – duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias; de 30 a 49 anos não vacinadas – uma dose da vacina tríplice viral.
Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária não precisa receber a vacina novamente.
É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do Sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, manchas avermelhadas na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal).
Ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, a elevada contagiosidade da doença.
A vacinação é a única maneira de prevenir a doença.