Além dos já conhecidos encantos da estância de Monte Alegre do Sul, como a natureza, a cachaça e o Santuário, a localização da cidade (a 130 km de São Paulo e a 70 km de Campinas) é estratégica para o desenvolvimento do turismo de negócios, com reuniões, fóruns e encontros.
Um exemplo desse potencial foi a realização da 3ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (APRECESP), realizada nos dias 17 e 18 de agosto. O encontro mobilizou prefeitos das Estâncias Turísticas de São Paulo e também trouxe à cidade secretários e representantes do Legislativo estadual e federal.
Entre outros temas, na reunião foram discutidas propostas para melhorar a aplicação dos recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo (DADETUR), o ranqueamento das estâncias e dos Municípios de Interesse Turísticos (MITs) e propostas para aumentar o fluxo de turistas no estado.
Este encontro, além de aumentar a circulação de pessoas na cidade, promove os roteiros turísticos, movimenta a rede hoteleira e apresenta o nome de Monte Alegre do Sul a todo o estado.