O mês de julho é especial em Monte Alegre do Sul. A pequena e aconchegante estância do Circuito das Águas Paulista, localizada a apenas 70 km de Campinas e a 130 km de São Paulo, se transforma em um dos destinos mais procurados do estado. Com a proposta de promover o encontro entre a gastronomia italiana e os ingredientes e cultura tradicionalmente brasileiros, a Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul realiza, das 10h às 22h, nos dias 06 a 09, 13 a 15, e 20 a 22 de julho de 2018, a 25ª edição da Festa do Morango, no Centro histórico de Monte Alegre do Sul. A Solenidade de Abertura Oficial será realizada no dia 06 de julho, a partir das 19h30, na Praça Bom Jesus.
Durante a festa, o clima frio de montanha se apresenta. Mesmo no inverno, a cidade que, no dia a dia, é pacata, mostra que sabe como agradar os visitantes. No centro histórico, rodeado por casarões da época áurea do café, está o belíssimo Santuário do Senhor Bom Jesus (o único santuário da região).
Entretanto, os atrativos não se limitam à área reservada para a festa. É possível explorar os quatro cantos da cidade e conhecer melhor a rica gastronomia, os alambiques e a cultura interiorana que proporciona a fuga da rotina da metrópole em poucas horas de viagem.
Em 2018, a festa irá promover sua vertente mais forte de turismo: o Turismo Rural. O objetivo é produzir um grande evento, não apenas nas suas dimensões espaciais, mas também em sua proposta de lazer, entretenimento, shows e atrativos culturais para toda família. Os roteiros turísticos, especialmente preparados pelo serviço receptivo, fazem passeios pelas propriedades rurais com suas plantações e produtos preparados com a fruta, e também apresentam outras delícias, como os queijos, os cafés, vinhos e outras bebidas preparadas com o morango.
Além da programação cultural diversificada, a Festa do Morango receberá, de 07 a 22 de julho, a exposição coletiva “Sete Paulistanos em Monte Alegre do Sul”, dos artistas plásticos Manuela D’Aiuto, Fabio Hanna, Genoveva Junqueira, Neith Salles, Renata Esteves, Helena Lacreta e Carminha Freitas. As obras ficarão expostas na Câmara Municipal de Monte Alegre do Sul, Praça Coronel João Ferraz, nº 45, Centro. Os trabalhos feitos sobre tela e papel poderão ser vistos de segunda-feira a domingo, das 10h às 20h. Parte da venda dos trabalhos será revertida para o Fundo Social de Solidariedade de Monte Alegre do Sul.
A Câmara Municipal também receberá, durante a Festa do Morango, a Exposição de Esculturas “As Mulheres de Zandoná”, da ceramista Maria Pinheiro Zandoná, de Caraguatatuba/SP, com curadoria de Valter J. Polettini.
O morango se tornou um dos principais elementos da cultura e história de Monte Alegre do Sul, uma vez que o Município foi responsável pelo plantio das primeiras mudas do estado de São Paulo.
Desde então, a produção se destaca pela qualidade. Baseada na agricultura familiar, teve, ao longo das décadas, diversas evoluções técnicas que, aliadas ao carinho com a terra, fazem brotar os frutos mais doces da região. Destacam-se na produção local as seguintes variedades de morangos: Oso Grande, San Andréas, Camarosa, Tudla, Pircinque, Camino Real. A produção prevista para este ano é de aproximadamente 400 toneladas de morangos.
A Festa do Morango foi criada no ano de 1994 a fim de incentivar produção de uma das frutas mais desejadas pelo consumidor brasileiro. O morango foi escolhido não pela quantidade produzida, mas pelo vínculo histórico. Na década de 1940, os morangos começaram a ser cultivados em Monte Alegre do Sul, por meio da Estação Experimental do Governo do Estado de São Paulo, vinculada ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas. Daí em diante, foram desenvolvidas diversas variedades. Ainda hoje, Monte Alegre do Sul é considerada uma das maiores produtoras de mudas de morango do país.
Atualmente, além dos produtores da fruta que expõem e vendem seus produtos, morangos são encontrados tanto “in natura”, como nas mais diferentes receitas, muitas delas desenvolvidas especialmente para o evento. É possível encontrar uma grande diversidade de derivados, produzidos e comercializados por doceiros da cidade.
25ª Festa do Morango de Monte Alegre do Sul
Local: Praça Bom Jesus e Centro Histórico de Monte Alegre do Sul
Data: 06 a 09, 13 a 15, e 20 a 22 de julho
Horário: das 10h às 22h
Entrada gratuita
Prefeitura Municipal da Estância Turística de Monte Alegre do Sul
Departamento de Cultura, Esportes e Turismo
Departamento de Agricultura e Meio Ambiente
Câmara Municipal de Monte Alegre do Sul
Conselho Municipal de Turismo de Monte Alegre do Sul
Consórcio Intermunicipal de Turismo do Circuito das Águas Paulista
20 de julho (sexta-feira)
12h - Praça de Alimentação: Hilário Nascimento
14h - Praça Bom Jesus: Dança do Ventre (Letícia Afonso)
14h10 - Praça Bom Jesus: Dança do Grupo da Melhor Idade de Pinhalzinho
14h30 - Praça Bom Jesus: Dança do Grupo da Melhor Idade de Monte Alegre do Sul
18h - Praça de Alimentação: Vitrine Acústico
20h - Palco Principal: Edison Brasil e Banda RZ3
21 de julho (sábado)
10h - Praça de Alimentação: Junior Corrêa
12h - Palco Principal: Orquestra de Morungaba
13h30 - Praça de Alimentação: Violas D’Monte
14h30 - Praça Bom Jesus: Dança (Raoni Xavier)
14h40 - Praça Bom Jesus: Hip Hop Evolution Style Crew (Pinhalzinho)
15h - Praça Bom Jesus: Hip Hop (Sumaré)
16h - Praça de Alimentação: Jukelias Acoustic
16h - Palco Principal: Banda da Casa das Artes
18h - Praça de Alimentação: Banda Caju
20h - Palco Principal: Banda Filhos do Bem
22 de julho (domingo)
10h - Praça de Alimentação: Choro e Etc.
12h - Palco Principal: Corporação Musical Santa Cecília
12h - Praça de Alimentação: Hugo e Camila Dias
14h - Praça de Alimentação: Filhos do Bem Acústico
16h - Palco Principal: Mantovani Neto Jazz Trio
16h - Praça de Alimentação: Tiago Costa
18h - Praça de Alimentação: Batuqueiros do Beco