Ensinar como prevenir e como agir em situações de desastres ambientais no Município foi o principal foco das Oficinas Preparatórias para Operação de Estiagem (OPOE) da região Campinas/Mogi Guaçu, realizada na terça-feira, 17/04, em Campinas, da qual participaram servidores públicos municipais dos departamentos de obras e serviços da Prefeitura de Monte Alegre do Sul.
As Oficinas foram promovidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), SOMAR Meteorologia, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.
A programação envolveu treinamento teórico, prático e formação de brigadistas. Foram abordados temas como a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, critérios para decretação de situação de anormalidade e como solicitar recursos ao governo estadual e federal e as ações da SUCEN no combate ao aedes aegypti no Estado.
As instituições convidadas falaram a respeito da “Operação Corta-Fogo” da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental, interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrou aulas práticas