Toda a nossa região está em área de risco de febre amarela. Portanto, se vacinar é muito importante. Apesar da campanha intensiva de imunização contra a febre amarela, realizada desde abril de 2017, nem todos os monte-alegrenses se vacinaram.
A campanha de imunização contra a febre amarela nunca parou! Se você ainda não se vacinou, pode entrar em contato com o posto mais próximo da sua casa ou trabalho.
Centro de Saúde Central: (19) 3899-1199
Centro de Saúde Limas: (19) 3899-2376
Centro de Saúde Mostardas: (19) 3899-1193
Conforme determinação do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE17-API), a vacinação somente poderá ser feita mediante apresentação de comprovante de residência ou de trabalho em Monte Alegre do Sul.
Caso você tenha mais de 60 anos ou alguma contraindicação (imunosuprimidos, pacientes em terapia imunomoduladora, portadores de doenças autoimune e pessoas com alergias ao ovo), vá a seu médico e faça uma avaliação de saúde para verificar se você pode ser vacinado(a).
Não. Quem já foi vacinado pelo menos uma vez contra a febre amarela (com a dose padrão/ não fracionada) não precisa fazer uma nova visita ao posto de saúde. A avaliação sobre a vacina mostrou que uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da doença. Até alguns anos atrás, a recomendação era de que a vacina fosse renovada de dez em dez anos, mas em 2014 a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou sua orientação quando concluiu que o reforço da dose não é necessário para manter a proteção contra a doença. (Fonte: ANVISA)
Não. A vacina contra a febre amarela é uma das vacinas mais seguras que conhecemos. A ocorrência de eventos adversos é extremamente rara, com registros de 1 caso a cada 400mil doses aplicadas. (Fonte: FioCruz)
A melhor forma de prevenção é a vacinação. Pessoas que têm contraindicação (imunosuprimidos, pacientes em terapia imunomoduladora, portadores de doenças autoimune e pessoas com alergias ao ovo) devem evitar o contato com ambientes silvestres e aplicar medidas repelentes de mosquitos, observando as recomendações de cada fabricante em relação ao prazo de ação efetiva de cada produto. (Fonte: FioCruz)