Carnaval de Rua

Acontece sempre na Praça Bom Jesus, ao ar livre, com banda carnavalesca durante as 4 noites. Outras atrações do Carnaval de Monte Alegre do Sul são os tradicionais blocos carnavalescos.

Festa Junina na Praça Bom Jesus

Foi criada com a finalidade de resgatar as tradições desta festa caipira. O evento conta com barracas típicas, quadrilhas, grupos de catira, Encontro de Orquestras de Violeiros, Encontro de Sanfoneiros e outras apresentações musicais.

Festa do Morango & Cia.

Acontece sempre no mês de agosto, no Parque Ecológico do Camanducaia, no bairro do Falcão, a partir das 10 horas da manhã. Entrada gratuita
Na ocasião, se pode comprar produtos artesanais locais, como tricô, crochê, cachaça, licor, doces e derivados de morango, além da própria fruta diretamente do produtor.
São realizadas diversas apresentações musicais e culturais, como Grupos de Dança, Grupos Folclóricos, Orquestras e Corais.

Aniversário da Cidade

Comemoração ao dia da emancipação do Município, com mais de 130 anos e ao Padroeiro Senhor Bom Jesus - 06 de agosto
É uma grande festa popular e religiosa, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de agosto. Durante a programação religiosa, são feitas homenagens ao Padroeiro da cidade, Senhor Bom Jesus, com várias missas e romarias vindas de outras cidades.

A romaria mais tradicional é a Romaria de São Benedito, advinda da cidade de Amparo, que acontece no dia 4 de agosto.
A programação festiva, que comemora o aniversário da cidade, é repleta de apresentações culturais, shows artísticos e culturais e grande queima de fogos no encerramento da festa.

EVENTOS REALIZADOS NOS MESES:

Janeiro:
Programação Especial de Férias – conta com shows e apresentações culturais na Praça Bom Jesus (Centro) aos finais de semana.

Fevereiro:
Carnaval

Março/Abril:
Mini Maratona da Aleluia – Tradicional prova de atletismo, atrai atletas de toda a região e de outros estados brasileiros.
* Em 2017, excepcionalmente, este evento será realizado no mês de agosto.
Festa em Louvor a Santa Cruz (Bairro do Falcão).

Maio:
01 de Maio: Torneio do Trabalhador.

Junho:
Festa Junina na Praça Bom Jesus
Festa em Louvor à Santo Antônio (Bairro dos Limas)
Festa em Louvor à São João Batista (Bairro Ribeirão dos Limas).

Agosto:
04,05 e 06 de Agosto: Festa do Padroeiro e Aniversário da Cidade
Festa em Louvor à São Roque (Distrito de Três Pontes)
Festa do Morango.

Setembro:
Festa em Louvor à Santa Cruz (Distrito das Mostardas)
Passeio Ciclístico da Primavera.

Outubro:
12 de Outubro: Semana da Criança
Festa em Louvor à São Miguel Arcanjo (Bairro do Lambedouro)
Festa em Louvor à Nossa Senhora Aparecida (Bairro do Braizinho)
Festa em Louvor à São Judas Tadeu (Bairro da Ponte Preta).

Novembro:
Festival Santa Cecília (Praça Bom Jesus).

Dezembro:
Decoração Especial de Natal
Festa em Louvor a Imaculada Conceição (Bairro dos Alves)
Festa em Louvor a Santa Luzia (Bairro Paiol de Telha)
Programação de Fim de Ano.